Login
Andre Publicado em 20/06/2022, atualizado em 21/06/2022
Svelte

O meu primeiro app em Svelte.js

Logo após concluir o curso de React da Origamid, eu comecei a pesquisar quais eram os outros frameworks JavaScript que os desenvolvedores estavam utilizando.

Eu achei o React muito bom e com uma comunidade gigante, mas como eu já tinha ouvido falar do Svelte, que parecia ser mais fácil e rápido em alguns aspectos (como criação de reatividade com menos código), resolvi tentar de novo e fazer o tutorial dele.

Para ser bem sincero, não entendi muito do tutorial não… 😅

Mas os cursos de JavaScript e React que eu fiz me deram a confiança necessária para tentar entender mais sobre o Svelte.

Foi aí que fiquei várias noites viciado em tutoriais de Svelte no YouTube. Fui pesquisando tudo quanto é dúvida e revendo todos os conceitos básicos – e fui percebendo que Svelte é muito mais fácil do que os outros frameworks modernos como React e Vue.

Um desses tutoriais foi do canal Dev Ed, mostrando como criar um app simples de lista de filmes em Svelte. O vídeo é até que longo… ~ 1h20. Mas o tanto de conteúdo mostrado e como é fácil fazer muito escrevendo pouco no Svelte me deixou fascinado. 😮

Depois de ver o vídeo completo, eu me desafiei a fazer um app similar! 🤓

Eu puxei da API do The Movie Database (TMDB) os 20 filmes mais populares recentes e coloquei os 8 primeiros num slider e os outros 12 na lista de filmes.

Ao clicar no filme é feita uma busca por mais informações como sinopse, duração, avaliação, data de lançamento e orçamento total (se disponível).

O usuário também pode pesquisar filmes pelo nome. Essa funcionalidade foi a mais difícil, mas valeu a conquista (com direito à caminhada da vitória no final). 🙌

Fazia um tempo também que eu tinha ouvido falar da hospedagem da Vercel no canal do Filipe Deschamps neste vídeo, mas nunca tinha testado. Eles tem um plano gratuito ótimo, recomendo que pesquise a respeito caso queira subir seus applicativos Svelte de uma forma moderna (e de graça). 😋

Seguem os links do projeto caso queira dar uma olhada:

Agradeço sua companhia até aqui! Bons estudos! 📚

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.