Login
Andre Publicado em 10/11/2020, atualizado em 10/11/2020
Locaweb

Ops! Já existe um serviço de e-mail com o domínio

Eu utilizo para meus clientes os e-mails da Locaweb – porque acredito que seja a melhor solução terceirizada custo-benefício no Brasil. Não tenho do que reclamar não…

Caso você também seja um revendedor de e-mails, ou seja, compre várias caixas de entrada para distribuir aos seus clientes – você já deve ter visto o seguinte erro:

Ops! Já existe um Serviço de Email com o domínio X

Aviso de erro porque já existe o domínio na Locaweb

Por que esse erro acontece?

O domínio que você quer criar e-mails na Locaweb pode estar bloqueado porque:

  • O domínio está sendo utilizado por outra conta ativa
  • O domínio foi comprado por outra pessoa no passado que configurou os e-mails na Locaweb, mas a conta está inativa

Infelizmente parece que a Locaweb não tem ainda uma forma fácil de passar domínios entre contas da própria Locaweb.

É necessário abrir um chamado de suporte para que acionem um incidente interno.

Caso você queria passar o domínio de uma conta Locaweb para outra, acesse a conta que tem o domínio cadastrado e abra um chamado de suporte pedindo a liberação do domínio.

Agora, se você não tiver acesso ou não souber qual conta o domínio está vinculado…

A Locaweb enviará um e-mail para o dono do domínio solicitando a liberação dele:

Recebemos o contato do login “X”, informando que deseja utilizar o domínio “Y”. Nos confirme por gentileza se esta informação é verídica. Lembrando que ao ser liberado, todo conteúdo atrelado ao domínio será deletado. Ficamos no aguardo de sua interação.

Um cliente me informou dessa ação da Locaweb recentemente e eu gostei da atitude deles! Dessa forma, o cliente tem uma proteção adicional de que ninguém está tentando administrar um e-mail já ativo na plataforma deles.

Mas deu para perceber que é meio burocrático né… 😬

Às vezes, a liberação é feita em até 3 dias, mas já aconteceu de levarem semanas para liberação.

O problema é que o cliente não pode ficar tanto tempo sem e-mail corporativo – então uma boa saída é configurar no domínio outra solução de e-mail, como por exemplo do Zoho.

Resumindo, é só abrir um chamado de suporte para liberar o domínio na Locaweb e aguardar. Se não puder ficar um tempo sem os e-mails, aconselho que procure outras soluções para não deixar o cliente sem acesso aos e-mails.

Acredito que outras pessoas possam ter passado por esse mesmo problema. Espero que o processo de liberação de e-mails por parte da Locaweb seja mais rápido – e quem sabe eles também possam oferecer fácil migração dos e-mails no futuro.

Agradeço sua companhia até aqui. Valeu! 🙂

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *