Login
Andre Publicado em 12/07/2021
Snippets WordPress

Como remover tamanhos de imagens do WordPress

Você sabe adicionar tamanhos personalizados de imagens ou editar os tamanhos nativos do WordPress?

Este código abaixo é o que costumo utilizar em meus projetos WordPress.

// Tamanhos de imagens customizados function artneo_image_sizes() { update_option( 'medium_size_w', 320 ); update_option( 'medium_size_h', 180 ); update_option( 'medium_crop', ['center', 'center'] ); update_option( 'large_size_w', 640 ); update_option( 'large_size_h', 360 ); update_option( 'large_crop', ['center', 'center'] ); add_image_size( 'featured', 1280, 720, ['center', 'top']); add_image_size( 'full', 1920, 1080, ['center', 'center']); remove_image_size( '1536x1536' ); remove_image_size( '2048x2048' ); } add_action('after_setup_theme', 'artneo_image_sizes');
Code language: JavaScript (javascript)

Assim eu atualizo os tamanhos “medium” e “large” – adiciono os tamanhos “featured” e “full” e removo os tamanhos “1536×1536” e “2048×2048”.

Lembrando que os tamanhos nativos você não consegue remover com remove_image_size( ‘medium’ ).

Uma solução é configurar a altura e a largura em 0 pixels – assim o tamanho da imagem não será “removido”, mas também não será gerado pelo WordPress no upload da foto (o que é a mesma coisa).

Utilize a função “update_option()” para colocar a altura e largura como 0.

Ou você pode zerar os valores “largura máxima” e “altura máxima” em Configurações > Mídia > Tamanho médio.

Como remover tamanhos de imagens do WooCommerce

Eu não sabia da existência de filtros para os tamanhos de imagens do WooCommerce, mas ao pesquisar acabei encontrando esse comentário do Tom a respeito disso. É possível configurar os aspectos das imagens nativas do WooCommerce no functions.php, por exemplo.

Utilizando essa mesma linha de raciocínio do exemplo acima do tamanho médio de imagem do WordPress, podemos fazer com que os tamanhos nativos de imagens do WooCommerce não sejam criados no upload.

Para isso existe um filtro na documentação do WooCommerce chamado “woocommerce_get_image_size_” em que logo depois do “_” você pode adicionar o tamanho que deseja alterar o comprimento, altura e o corte – sem o “woocommerce_”.

Por exemplo, se quiser remover os tamanhos “woocommerce_thumbnail”, “woocommerce_single” e “woocommerce_gallery_thumbnail” utilize o seguinte código.

// Remover tamanhos de imagens do WooCommerce add_filter( 'woocommerce_get_image_size_thumbnail', function( $size ) { return ['width' => 0,'height' => 0,'crop' => 0]; }); add_filter( 'woocommerce_get_image_size_single', function( $size ) { return ['width' => 0,'height' => 0,'crop' => 0]; }); add_filter( 'woocommerce_get_image_size_gallery_thumbnail', function( $size ) { return ['width' => 0,'height' => 0,'crop' => 0]; });
Code language: PHP (php)

E aí, deu certo?

Você tem o costume de configurar os tamanhos de imagens nos seus projetos?

Eu gosto! Sempre procuro reduzir tamanhos desnecessários de imagens para deixar o projeto mais clean.

Um site com 100 fotos não fará tanta diferença… mas para grandes projetos com milhares de imagens esse cuidado pode reduzir custos de hospedagem.

O que você achou? Agradeço sua companhia até aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *