*Esta página utiliza links afiliados. Por gentileza, leia a política de divulgação.

Como alterar o nome do canal do YouTube
Andre Esteves Perrone

Como alterar o nome do canal do YouTube

Neste tutorial eu vou mostrar para você como alterar o nome do canal do YouTube mesmo se você não está conseguindo devido ao seguinte aviso: Não é possível alterar esta configuração para sua conta.

Eu cansei de pesquisar na internet e na documentação do Google a respeito de como faz para trocar o nome do canal. Sempre era dito a mesma coisa:

  • Só precisa clicar no ícone de lápis e trocar;
  • Não pode trocar mais de 3x no ano;
  • Atualize o nome do canal e clique em OK.

Nada disso era o que eu estava procurando. E todos os 20 sites no topo do Google estavam dando voltas no assunto. Alguns usuários estavam com o mesmo problema meu, mas nos fóruns nunca tinha uma resposta real para eles.

Passei mais de 3 horas procurando uma resposta. Por isso, quero que esse tutorial ajude você e não “perder” uma tarde de estudos à toa por causa desse problema.

E a minha necessidade era simples – de trocar o nome do canal em minúsculo (artneo) para maiúsculo (Artneo). Mas, e se eu precisasse trocar completamente de nome? Teria que criar um novo canal e perder todos os vídeos, inscritos e comentários do meu canal?

Calma, não se desespere. Existe um jeito – que aos 45 do segundo tempo eu consegui encontrar. Quando já estava cansado de procurar apareceu uma luz – de tanto que cliquei nas opções do YouTube. E eu consegui…

Sem me prolongar muito, vou explicar para você como eu fiz para alterar o nome do canal do YouTube.

Como mudar o nome do canal do YouTube mesmo quando aparece que não é possível alterar esta configuração para sua conta.

Em primeiro lugar, crie uma nova página no Google+. Clique aqui para acessar o site e clique em “Criar Página do Google+”.

Crie uma página no Google
Crie uma página no Google

Em segundo, crie o novo nome do canal. É importante ressaltar que você não pode alterar o nome, então tenha já em mente como será chamado seu canal antes de continuar.

Crie o novo nome do canal
Crie o novo nome do canal

Em terceiro, acesse o canal do YouTube que você quer renomear e clique nas opções do YouTube pelo ícone da engrenagem. Depois, clique em Avançadas. Escolha a opção “Mover canal para sua Conta do Google ou para uma conta de marca diferente” para continuar.

Mover canal para sua Conta do Google ou para uma conta de marca diferente
Mover canal para sua Conta do Google ou para uma conta de marca diferente

Vai pedir a senha de sua conta do Google para confirmar que é você mesmo.

Agora, selecione a conta desejada clicando no botão azul na tela.

Clique para selecionar a nova conta
Clique para selecionar a nova conta

Como eu comentei, eu queria trocar o nome em letra minúscula (artneo) pelo nome em maiúscula (Artneo) – então escolhi a conta que acabei de criar com o nome correto do canal.

Escolha a conta que acabou de criar
Escolha a conta que acabou de criar

A última etapa: verifique os dados do canal antes e depois e clicar em “Mover Canal”.

Analise o antes e depois da migração
Analise o antes e depois da migração

No final vai aparecer uma tela de confirmação. Ela alerta o fato de que você irá perder a URL do canal – que eu nem ligava porque acho que poucas pessoas entram em um canal de YouTube pela própria URL sem que esteja no favoritos.

Alerta final antes de renomear o canal
Alerta final antes de renomear o canal

E também é avisado que seus comentários não podem ser movidos para a nova conta. Mas, fique tranquilo. Só não aparecem os seus comentários – ou seja, apenas as suas respostas aos comentários.

Os comentários de outros usuários do YouTube, seus vídeos e o número de inscrito continuam iguais como antes.

Conclusão

Eu nem acredito que até liguei no suporte do Google (porque eu pago o email corporativo deles) para ter assistência quanto a mudança do nome do canal – mas, não tive ajuda porque estava fora do escopo deles.

Até entendo, imagina se fossem ajudar pessoalmente todos os usuários com dúvidas na plataforma deles…

Mas, não custa ter um exemplo prático de como renomear o canal do YouTube mesmo quando parece que não é mais possível.

Espero ter ajudado você de alguma forma. Agradeço sua companhia até aqui!

Grande abraço e até a próxima!

Receba tutoriais e dicas sobre web design, WordPress e Elementor.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

4 respostas

    1. Valeu Roberto! Lembro que na época que eu estava procurando sobre como alterar o nome do canal também tive dificuldades em encontrar uma solução, por isso fiz este tutorial documentando como consegui. Fico feliz em poder ajudar!

  1. Oi, Andre. Estou passando pelo mesmo problema, só que agora o Google+ foi desativado. Será que é possível fazer algo semelhante criando uma nova conta de marca? Minha preocupação é que isso possa afetar ou até mesmo excluir meu atual canal do youtube e/ou meu Google Meu Negócio. Não consigo falar de jeito nenhum com o Google e oficialmente não encontrei qualquer justificativa para o impedimento de modificação do nome do meu canal (fiz uma pequena modificação no ano passado, ou seja, há mais de seis meses e o Google diz que não é possível efetuar novas alterações num prazo de até 90 dias). Será que consegue me ajudar?

    1. Olá Adriano, tudo bem? Faz um tempo que tive esse problema também e o suporte do Google deixa um pouco a desejar (talvez pelo volume de solicitações que eles recebem). Acredito que a melhor saída seja buscar ajuda nos fóruns do Google para que a comunidade ajude com o seu problema, já que a alteração foi feita há mais de 90 dias e pergunte como deve proceder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter

Política de divulgação: por favor, note que os links acima são afiliados – sem nenhum custo adicional para você – eu ganho uma comissão caso decida comprar após clicar no link. Por gentileza, entenda que eu tenho experiência com todas as empresas e produtos citados e eu recomendo por serem bons e úteis, e não por causa da pequena comissão que faço caso decida comprar por um dos links. Por favor, não invista nesses produtos a não ser que possa precisar deles ou que eles possam ajudar você a atingir seus objetivos.