Artneo

Como conseguir avaliações para sua empresa no Google Meu Negócio [Guia Completo]

Como conseguir avaliações para sua empresa no Google Meu Negócio [Guia Completo]

Como conseguir avaliações para sua empresa no Google Meu Negócio [Guia Completo]
5 (100%) 2 votos

Neste tutorial você vai aprender todas as etapas necessárias para conseguir avaliações no Google Meu Negócio para sua empresa.

Ao longo do tempo, nós vamos colhendo feedbacks positivos e negativos para crescer profissionalmente e ter sucesso profissional um dia. Então, porque não “arquivar” as avaliações positivas recebidas no Google como prova social do bom trabalho que tem desenvolvido?

Muitas empresas que se destacam em negócios locais acabam tendo (injustamente) avaliações 3 ou 4 no Google devido a um cliente mal intencionado.

Por isso, é importante aprender a documentar as avaliações positivas no Google para transparecer a avaliação mais justa possível do seu negócio no mercado.

Para seguir este tutorial, você precisa ter cadastrado sua empresa no Google Meu Negócio. Você pode começar o processo clicando neste link.

Como obter um link de avaliação no Google Meu Negócio

O vídeo a seguir exemplifica em menos de 5 minutos o conteúdo deste guia de forma prática. Aconselho você a seguir o post para mais informações e links úteis.

Clique aqui para leitura complementar da documentação do Google.

Primeiro, acesse o Google Places API. No campo de localização, preencha o nome ou endereço da sua empresa – que já foi devidamente cadastrada.

Insira endereço da sua empresa
Insira endereço da sua empresa

Em seguida, copie o place ID da sua empresa.

Copie o Place ID do seu negócio
Copie o Place ID do seu negócio

Cole logo em seguida da URL descrita abaixo:
https://search.google.com/local/writereview?placeid=

Por exemplo: https://search.google.com/local/writereview?placeid=ChIJc9rdmQkxxpQReHqlfek7Ee8

Agora, acesse o link completo em seu navegador. Você verá que já está funcionando o pop-up de avaliação da sua empresa no Google Meu Negócio.

Método infalível para encontrar o Place ID da sua empresa no Google Meu Negócio

Em alguns casos, mesmo você tendo sua empresa cadastrada com sucesso há algum tempo no Google Meu Negócio – você não encontrará o Place ID pelo método que citei acima.

Depois de pesquisar na internet a respeito disso, encontrei um tutorial neste site que explica uma técnica perfeita para encontrar o Place ID.

É muito simples e consiste em 3 simples etapas.

  1. Pesquise sua empresa no Google.
  2. Encontre o botão “Comentar”, clique com o botão direito do mouse nele e selecione “Inspecionar elemento”.
  3. Procure pelo código data-pid= que comece com as letras Ch.
Como encontrar o Place ID utilizando a técnica de inspecionar elemento
Como encontrar o Place ID utilizando a técnica de inspecionar elemento

Pronto, você já tem em mãos o Place ID necessário para fazer as etapas do tutorial descritas acima.

Como estabelecer a nota 5 estrelas como padrão?

Nota 5 estrelas pré-fixada
Nota 5 estrelas pré-fixada

Eu recomendo que predetermine a nota 5 estrelas como padrão, para tornar mais ágil o sistema de avaliação para o seu cliente que já mostrou interesse em elogiar o seu trabalho feito.

Para isso, adicione “,5” ao final do link de avaliação de sua página.

Por exemplo: https://www.google.com.br/search?q=Artneo+-+R.+Gov.+Pedro+de+Toledo,+812+-+Centro,+Piracicaba+-+SP,+13400-060&ludocid=17226615923690273400#lrd=0x94c6310999ddda73:0xef113be97da57a78,3,5

Adicione no final da sua URL
Adicione no final da sua URL

A funcionalidade já está completa. Porém, fica deselegante enviar o pedido de avaliação para o seu cliente com uma URL comprida assim. Encurte com a ajuda de um plugin de redirecionamento do WordPress. Isso deixará o seu link mais profissional.

Como encurtar o link de avaliação no Google

Primeiro, faça o login administrativo no seu site WordPress e instale o plugin Redirection.

Instale o plugin Redirection
Instale o plugin Redirection

Depois de instalar e ativar, vá em “Ferramentas > Redirection”.

Eu recomendo enviar o link de avaliação para seus clientes pela URL “/avalie“.

Em “Source URL” digite “/avalie”. No campo “Target URL” cole o link comprido fornecido pelo Google anteriormente.

Exemplo de redirecionamento feito com sucesso
Exemplo de redirecionamento feito com sucesso

É permitido pelo Google o envio desses links para os clientes?

 Sim! Segundo as políticas de uso do Google, você só não pode oferecer benefícios (por exemplo: 20% de desconto) para os clientes que avaliarem. Você também não pode montar estruturas em sua empresa para solicitar avaliações.

Utilize esse método para ajudar outros usuários a encontrar os seus serviços locais com avaliações sinceras de seus clientes – que já mostraram inclinação em elogiar ou indicar o seu trabalho.

Ao longo dos anos, você colherá diversos feedbacks positivos que servirão como prova social na hora da tomada de decisão de novos clientes potenciais.

Como solicitar avaliações aos seus clientes

Eu recomendo que você peça a avaliação logo em seguida que o cliente elogie o seu trabalho ou serviço.

Vamos supor que um cliente seu enviou uma mensagem positiva agradecendo o serviço prestado. Logo em seguida, você pode enviar um texto semelhante a este:

Eu que agradeço. Por gentileza, avalie-nos no Google (menos de 1 minuto) clicando neste link: artneo.com.br/avalie. Muito obrigado!

Atualização: fui notificado pelos leitores (Marcos Santos e Pietro) que esse link de avaliação não funciona no mobile. Fiz os devidos testes (iOS com Safari e Google Chrome) e o link realmente não encaminha o usuário para a avaliação quando acessado pelo celular. Acredito que seja um bug e que o Google conserte isso em breve.

Portanto, você pode pedir que o cliente avalie quando ele estiver utilizando o computador, como no exemplo abaixo:

Por gentileza [nome], se possível acesse o link artneo.com.br/avalie no computador e dê sua avaliação sobre meu trabalho no Google. É menos de 30 segundos, mas muito importante para mim. Agradeço! 🙏

Conclusão

Você já tinha o costume de solicitar avaliações para sua empresa no Google Meu Negócio?

Este tutorial auxiliou você de algum modo?

 O seu feedback é importante para mim.

Obrigado por me acompanhar até aqui.

Até a próxima.

Abraço!

Andre Esteves Perrone

Web designer que adora estudar sobre novas tendências da criação de sites e trazer resultados positivos para seus clientes. Você pode encontrar ele tocando sax na igreja local, assistindo séries no Netflix ou escrevendo no blog da Artneo.

Este post tem 12 comentários

  1. Eu tive dificuldades de encontrar o ID, o buscador não funcionava. Então eu busquei pelo TEU negócio, cliquei nas avaliações, quando sai o pop-up pra por avaliação eu abri o codigo e busquei pelo TEU id… e vi que a variável se chama “data-pid”. Então uma maneira alternativa de achar seu própio ID é entrar como se fosse avaliar, abrir o codigo e buscar “data-pid=”.
    Espero que ajude.
    ah.. .faltou.
    MUITO OBRIGADO! EXCELENTE ARTIGO!!! Vai me ajudar bastante com clientes.

    1. Olá Wander! Fico feliz de poder ajudar. Obrigado por adicionar outra maneira de encontrar o ID. Grande abraço!

    2. Olá de novo Wander! Eu atualizei o tutorial com uma técnica infalível para encontrar o Place ID – que eu aprendi num tutorial da internet. Vale a pena conhecer também. Abraço!

  2. Eu já tenho essa avaliação no meu site, sempre que cliente compra ele recebe a solicitação para avaliação.
    Essa informação de enviar a solicitação para pessoa e apenas para quem ainda não tem essa avaliação linkada no site?

    1. Olá Paulo. O link para enviar a solicitação é apenas uma forma rápida do cliente avaliar sua empresa. Caso ele já tenha avaliado sozinho e acesse o link novamente, será mostrado a nota atual e o cliente poderá editar a avaliação.

    1. Olá Pietro! Então, um colega de grupo no Facebook (Marcos Santos) também me notificou sobre isso. Segundo ele, o pop-up não funciona no celular se você colocar o “,5” no final do link. Eu preciso fazer o teste para atualizar o conteúdo do guia.

    2. Acabei de fazer o teste mobile no iOS utilizando os browsers Safari e Google Chrome. Realmente, o link para avaliação não funciona. Deve ser algum bug. Então, por enquanto essa técnica é válida apenas para os clientes que acessam o link pelo computador. Obrigado pelo comentário Pietro! Vou editar o guia.

  3. Andre Esteves. (onde já ouvi esse nome? rsrs)

    Boa tarde!
    Gostei muito de sua postagem, é uma resposta que me intrigava há algum tempo.
    Muitas pessoas deixam uma avaliação, sem falar o problema, colocam somente as estrelas, que podem ser a nota mínima. Deixando dois problemas, a perda da oportunidade de melhoria e a baixa reputação, por causa de um mal atendimento ou entendimento.
    Nunca imaginei que isso pudesse ser controlado.

    Ajudou muito mesmo! Obrigado!

    1. Olá Luciano, tudo bem? A gente já se conhece? Hahaha
      Sim, concordo com você! Pode acontecer da empresa ter nota 5 estrelas no Facebook pela facilidade do usuário fazer avaliação, mas no Google a nota é 3 (o que não condiz com a realidade justa). Por isso, quando descobri sobre o link de avaliação achei interessante documentar e compartilhar essa solução que eu uso. Agradeço o seu comentário Luciano! Abraço!

    1. Olá Edson! Eu acabei de fazer o teste depois que li seu comentário e pra mim não deu certo. Ele abre na pesquisa da empresa, mas tenho que clicar em avaliações e colocar a nota. Fiz o teste no iOS com o browser do Safari. Parece que nem no computador a nota 5 preestabelecida está funcionando. Acho que o Google atualizou e removeu essa opção. Vou verificar e atualizar o guia.

Deixe uma resposta

Fechar Menu