*Esta página utiliza links afiliados. Por gentileza, leia a política de divulgação.

Como conseguir avaliações no Google Meu Negócio
Andre Esteves Perrone

Como conseguir avaliações para sua empresa no Google Meu Negócio [Guia Completo]

Neste tutorial você vai aprender todas as etapas necessárias para conseguir avaliações no Google Meu Negócio para sua empresa.

[Atualização 24/06/2019] Houve uma alteração importante recentemente que facilita a criação do link de avaliação no Google Meu Negócio e a sua divulgação no mobile.

Atualização do link de avaliação do Google
Atualização do link de avaliação do Google

Crie um nome de usuário (aparece essa notificação no painel caso ainda não tenha).

Depois, você só precisa clicar no link dentro de “Receba mais avaliações” e compartilhar com seus clientes.

O seu link de avaliação será neste formato: https://g.page/(usuário)/review.

[Atualização 15/07/2018] É tendência que o Google valorize empresas que buscam aprimorar seus produtos e serviços em busca da avaliação 5 estrelas de todos os clientes e consumidores. Mas, empresas que apenas valorizem clientes potenciais para boas avaliações e inibam clientes que possam dar avaliações baixas ou medianas – serão punidas pelo Google.

Por isso, parece que a técnica de pré estabelecer 5 estrelas no link de avaliação já não funciona mais. O leitor Oscar enviou um link interessante sobre como o Google vê as solicitações de avaliações. Confira a postagem clicando aqui.

Ao longo do tempo, nós vamos colhendo feedbacks positivos e negativos para crescer profissionalmente e ter sucesso profissional um dia. Então, porque não “arquivar” as avaliações positivas recebidas no Google como prova social do bom trabalho que tem desenvolvido?

Muitas empresas que se destacam em negócios locais acabam tendo (injustamente) avaliações 3 ou 4 no Google devido a um cliente mal intencionado.

Por isso, é importante aprender a documentar as avaliações positivas no Google para transparecer a avaliação mais justa possível do seu negócio no mercado.

Para seguir este tutorial, você precisa ter cadastrado sua empresa no Google Meu Negócio. Você pode começar o processo clicando neste link.

Como obter um link de avaliação no Google Meu Negócio

O vídeo a seguir exemplifica em menos de 5 minutos o conteúdo deste guia de forma prática. Aconselho você a seguir o post para mais informações e links úteis.

Clique aqui para leitura complementar da documentação do Google.

Primeiro, acesse o Google Places API. No campo de localização, preencha o nome ou endereço da sua empresa – que já foi devidamente cadastrada.

Insira endereço da sua empresa
Insira endereço da sua empresa

Em seguida, copie o place ID da sua empresa.

Copie o Place ID do seu negócio
Copie o Place ID do seu negócio

Cole logo em seguida da URL descrita abaixo:
https://search.google.com/local/writereview?placeid=

Por exemplo: https://search.google.com/local/writereview?placeid=ChIJc9rdmQkxxpQReHqlfek7Ee8

Agora, acesse o link completo em seu navegador. Você verá que já está funcionando o pop-up de avaliação da sua empresa no Google Meu Negócio.

Método infalível para encontrar o Place ID da sua empresa no Google Meu Negócio

Em alguns casos, mesmo você tendo sua empresa cadastrada com sucesso há algum tempo no Google Meu Negócio – você não encontrará o Place ID pelo método que citei acima.

Depois de pesquisar na internet a respeito disso, encontrei um tutorial neste site que explica uma técnica perfeita para encontrar o Place ID.

É muito fácil e consiste em 3 simples etapas.

  1. Pesquise sua empresa no Google.
  2. Encontre o botão “Comentar”, clique com o botão direito do mouse nele e selecione “Inspecionar elemento”.
  3. Procure pelo código data-pid= que comece com as letras Ch.
Como encontrar o Place ID utilizando a técnica de inspecionar elemento
Como encontrar o Place ID utilizando a técnica de inspecionar elemento

Pronto, você já tem em mãos o Place ID necessário para fazer as etapas do tutorial descritas acima.

Como estabelecer a nota 5 estrelas como padrão?

Eu recomendo que predetermine a nota 5 estrelas como padrão, para tornar mais ágil o sistema de avaliação para o seu cliente que já mostrou interesse em elogiar o seu trabalho feito.

Nota 5 estrelas pré-fixada
Nota 5 estrelas pré-fixada

Para isso, adicione “,5” ao final do link de avaliação de sua página.

Por exemplo: https://www.google.com.br/search?q=Artneo+-+R.+Gov.+Pedro+de+Toledo,+812+-+Centro,+Piracicaba+-+SP,+13400-060&ludocid=17226615923690273400#lrd=0x94c6310999ddda73:0xef113be97da57a78,3,5

Adicione no final da sua URL
Adicione no final da sua URL

A funcionalidade já está completa. Porém, fica deselegante enviar o pedido de avaliação para o seu cliente com uma URL comprida assim. Encurte com a ajuda de um plugin de redirecionamento do WordPress. Isso deixará o seu link mais profissional.

Como encurtar o link de avaliação no Google

Esta etapa é para empresas que possuem site em WordPress. Caso você não tenha um site nessa plataforma, utilize o encurtador de URL Bitly.

Dica: existem também outras opções – procure por “encurtador de URL” no Google e encontre serviços similares ao Bitly. A vantagem de fazer no site WordPress é utilizar o seu domínio na URL.

Primeiro, faça o login administrativo no seu site WordPress e instale o plugin Redirection.

Instale o plugin Redirection
Instale o plugin Redirection

Depois de instalar e ativar, vá em “Ferramentas > Redirection”.

Eu recomendo enviar o link de avaliação para seus clientes pela URL “/avalie“.

Em “Source URL” digite “/avalie”. No campo “Target URL” cole o link comprido fornecido pelo Google anteriormente.

Exemplo de redirecionamento feito com sucesso
Exemplo de redirecionamento feito com sucesso

É permitido pelo Google o envio desses links para os clientes?

 Sim! Segundo as políticas de uso do Google, você só não pode oferecer benefícios (por exemplo: 20% de desconto) para os clientes que avaliarem. Você também não pode montar estruturas em sua empresa para solicitar avaliações.

Ao longo dos anos, você colherá diversos feedbacks positivos que servirão como prova social na hora da tomada de decisão de novos clientes potenciais.

Utilize esse método para ajudar outros usuários a encontrar os seus serviços locais com avaliações sinceras de seus clientes – que já mostraram inclinação em elogiar ou indicar o seu trabalho.

Como solicitar avaliações aos seus clientes

Eu recomendo que você peça a avaliação logo em seguida que o cliente elogie o seu trabalho ou serviço.

Vamos supor que um cliente seu enviou uma mensagem positiva agradecendo o serviço prestado. Logo em seguida, você pode enviar um texto semelhante a este:

Eu que agradeço. Por gentileza, avalie-nos no Google (menos de 1 minuto) clicando neste link: artneo.com.br/avalie. Muito obrigado!

Observação: fui notificado pelos leitores (Marcos Santos e Pietro) que esse link de avaliação não funciona no mobile. Fiz os devidos testes (iOS com Safari e Google Chrome) e o link realmente não encaminha o usuário para a avaliação quando acessado pelo celular. Acredito que seja um bug e que o Google conserte isso em breve.

[Atualização 26/10/2018] A leitora Nah comentou no final do guia uma forma que ela encontrou de redirecionar o usuário via mobile para a página correta. Ela acessou o link pelo celular e copiou a URL da página de avaliação. Fiz o teste pelo navegador Safari, não funcionou. Mas, depois tentei de novo pelo navegador Google Chrome e deu certo! O único problema é que a nova URL não funciona no computador, então precisaria ter 2 links: um para o acesso via computador e outro para mobile.

Portanto, você pode pedir que o cliente avalie quando ele estiver utilizando o computador, como no exemplo abaixo:

Por gentileza [nome], acesse o link artneo.com.br/avalie no computador e dê sua avaliação sobre meu trabalho no Google. É menos de 30 segundos, mas muito importante para mim. Agradeço! 🙏

Procure ser educado e direto ao ponto. Não solicite mais de uma vez a avaliação do cliente, porque pode ser incômodo. Alguns clientes simplesmente não tem o costume de avaliar empresas na internet.

Avaliações negativas falsas no Google Meu Negócio

[Atualização 20/10/2018] O que eu temia aconteceu… recebi uma avaliação negativa falsa no Google Meu Negócio de um usuário que nunca tive contato.

Isso puxou imediatamente as suadas avaliações 5 estrelas de longos projetos com clientes – para a média 4.8…

Ainda mais num período tão conturbado no Brasil marcado pela famosa “Fake news” – acabei sendo vítima também…

Mas, não tem problema– conforme destaquei no guia, essas postagens falsas por parte de pessoas maldosas ou concorrentes injustos – não se pode controlar.

Por isso, reforço a importância de coletar avaliações sinceras positivas – para contrabalancear os ataques negativos e mostrar a avaliação real do seu trabalho.

Bom, vou documentar aqui o que eu fiz depois de ser notificado da avaliação de 1 estrela – e o que você pode fazer caso passe pela mesma situação.

Investigue o usuário

Como eu sou freelancer e atendo diretamente todos os meus clientes – fica mais fácil de saber se eu já trabalhei ou não em um projeto com o usuário que deixou a avaliação negativa.

Agora, vamos supor que eu fosse dono de uma padaria – como verificar se a avaliação foi realmente falsa – ou se algum colaborador do negócio deixou a desejar no atendimento ao cliente?

Investigue a conta do usuário e responda ao comentário
Investigue a conta do usuário e responda ao comentário

No painel do Google Meu Negócio, encontre o usuário que deixou a avaliação e clique em seu nome. Vai abrir um painel mostrando todas as suas ações.

Analise pontos importantes:

  • Quantas avaliações o usuário fez?
  • Ele avalia outras empresas positivamente ou apenas negativamente?
  • Ele escreve o motivo da nota (avaliação) ou apenas seleciona as estrelas (classificação)?
  • Ele responde à interação da empresa ou propõe feedback de melhoria?

Importante: o primeiro passo ao receber um comentário negativo é respondê-lo. Com isso, você pode conseguir um feedback construtivo para melhorar seus serviços – ou verificar se o comentário é falso mesmo.

Além disso, mostre aos usuários pesquisando sua empresa no Google que você responde a todos os comentários – e tem a chance de se defender de falsas acusações também.

Sinalize as avaliações falsas no Google

Após investigar a avaliação falsa no Google e chegar a conclusão que o comentário não respeita a política de comentários do Google – você deve agir.

Viola a política de comentarios do Google
Viola a política de comentarios do Google

Para sinalizar a avaliação como imprópria, acesse o painel do Google Meu Negócio > Comentários > clique nos 3 pontinhos verticais > Sinalizar como impróprio > Off-topic > Ok.

Sinalize a avaliação como imprópria
Sinalize a avaliação como imprópria

Em seguida, você receberá um email do Google agradecendo por notificar possíveis violações da política de comentários na categoria spam.

Email do Google sobre sinalização
Email do Google sobre sinalização

Você também pode entrar em contato direto com a equipe do Google Meu Negócio preenchendo o formulário neste link.

Clique em Comentários e fotos de clientes > Gerenciar avaliações de clientes > Suporte por email > preencha o formulário e clique em Enviar.

Caso tenha selecionada a opção, a equipe de suporte entrará em contato via email ou telefone.

Mensagem após denúncia de avaliação falsa
Mensagem após denúncia de avaliação falsa

Pronto, você fez a sua parte… agora, aguarde. Os algoritmos do Google estão ficando mais inteligentes e o suporte investigativo manual melhora todos os dias. Caso o comentário seja realmente falso, o usuário terá seu comentário removido e sua conta penalizada.

Conclusão

Você já tinha o costume de solicitar avaliações para sua empresa no Google Meu Negócio?

Este tutorial auxiliou você de algum modo?

 O seu feedback é importante para mim.

Obrigado por me acompanhar até aqui.

Até a próxima.

Abraço!

Receba tutoriais e dicas sobre web design, WordPress e Elementor.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

48 respostas

  1. Eu tive dificuldades de encontrar o ID, o buscador não funcionava. Então eu busquei pelo TEU negócio, cliquei nas avaliações, quando sai o pop-up pra por avaliação eu abri o codigo e busquei pelo TEU id… e vi que a variável se chama “data-pid”. Então uma maneira alternativa de achar seu própio ID é entrar como se fosse avaliar, abrir o codigo e buscar “data-pid=”.
    Espero que ajude.
    ah.. .faltou.
    MUITO OBRIGADO! EXCELENTE ARTIGO!!! Vai me ajudar bastante com clientes.

  2. Eu já tenho essa avaliação no meu site, sempre que cliente compra ele recebe a solicitação para avaliação.
    Essa informação de enviar a solicitação para pessoa e apenas para quem ainda não tem essa avaliação linkada no site?

    1. Olá Paulo. O link para enviar a solicitação é apenas uma forma rápida do cliente avaliar sua empresa. Caso ele já tenha avaliado sozinho e acesse o link novamente, será mostrado a nota atual e o cliente poderá editar a avaliação.

      1. Fiz tudo do jeito que o tutorial manda mas infelizmente quando mando o link quem recebe não tem as estrelas preenchidas automaticamente.

        Preciso de ajuda neste sentido por gentileza.

        Grande abraço

        1. Olá José, tudo bem? Infelizmente, essa técnica de pré estabelecer 5 estrelas não está mais funcionando no momento… pode ser que o Google reative no futuro.

    1. Olá Pietro! Então, um colega de grupo no Facebook (Marcos Santos) também me notificou sobre isso. Segundo ele, o pop-up não funciona no celular se você colocar o “,5” no final do link. Eu preciso fazer o teste para atualizar o conteúdo do guia.

    2. Acabei de fazer o teste mobile no iOS utilizando os browsers Safari e Google Chrome. Realmente, o link para avaliação não funciona. Deve ser algum bug. Então, por enquanto essa técnica é válida apenas para os clientes que acessam o link pelo computador. Obrigado pelo comentário Pietro! Vou editar o guia.

  3. Andre Esteves. (onde já ouvi esse nome? rsrs)

    Boa tarde!
    Gostei muito de sua postagem, é uma resposta que me intrigava há algum tempo.
    Muitas pessoas deixam uma avaliação, sem falar o problema, colocam somente as estrelas, que podem ser a nota mínima. Deixando dois problemas, a perda da oportunidade de melhoria e a baixa reputação, por causa de um mal atendimento ou entendimento.
    Nunca imaginei que isso pudesse ser controlado.

    Ajudou muito mesmo! Obrigado!

    1. Olá Luciano, tudo bem? A gente já se conhece? Hahaha
      Sim, concordo com você! Pode acontecer da empresa ter nota 5 estrelas no Facebook pela facilidade do usuário fazer avaliação, mas no Google a nota é 3 (o que não condiz com a realidade justa). Por isso, quando descobri sobre o link de avaliação achei interessante documentar e compartilhar essa solução que eu uso. Agradeço o seu comentário Luciano! Abraço!

    1. Olá Edson! Eu acabei de fazer o teste depois que li seu comentário e pra mim não deu certo. Ele abre na pesquisa da empresa, mas tenho que clicar em avaliações e colocar a nota. Fiz o teste no iOS com o browser do Safari. Parece que nem no computador a nota 5 preestabelecida está funcionando. Acho que o Google atualizou e removeu essa opção. Vou verificar e atualizar o guia.

  4. Oi Andre, estou tentando colocar no meu site a avaliação 5 estrelas (acrescentando 5 no final), mas nao esta funcionando, voce sabe me informar se o google tirou essa função?????

    1. Boa tarde Guilherme! Sim, recentemente percebi que a técnica de colocar “,5” no fim do link não funciona mais. Provavelmente, o Google atualizou e tirou essa funcionalidade. Caso descubra uma nova forma eu atualizarei o tutorial. Valeu!

  5. Boa tarde,

    Recebi algumas avaliações mas não estão aparecendo. Poderia me ajudar dizendo o motivo?

    Obrigada!!

    1. Boa tarde Danielle! Você já tinha outras avaliações antes? Eu não reparei quanto tempo demorou para aparecer no Google minhas primeiras avaliações. Depende deles agora, mas se você está colhendo organicamente estas avaliações não se preocupe, elas aparecerão em breve!

  6. Boa tarde, acabei de usar o seu Tutorial ele é o que eu estava procurando. Porém sou zero em programação, ele ta dando um looping antes de puxar a tela de avaliação, não teria como buscar a tela de avaliação direto ? Será que existe essa possibilidade? Obrigado pelo tutorial

    1. Boa tarde Jamil! Fico feliz que tenha gostado do tutorial. Então, eu não consigo replicar o looping que você comentou. Fiz o teste agora no meu link artneo.com.br/avalie e ele redireciona direto para a página de avaliação.

  7. boa tarde, estou tendo problema porque sempre que tento acessar o link que o redirect cria ele aparece Pagina inexistente.
    poderia me ajudar com essa questao?

    1. Olá Jaison, tudo bem? Que estranho isso… tem que analisar o que pode estar acontecendo. Por gentileza, entre em contato comigo via email com maiores detalhes a respeito do problema.

  8. Olá!
    Eu consegui fazer o acesso para celular também (mobile).

    Segui o passo para gerar o link, acessei este link através do celular (ele vai abrir somente o resumo da empresa no Google).
    Então eu entrei na opção de avaliar e copiei o link que estava na barra de endereço do navegador. Aí funcionou 🙂

    Se fizer a busca da empresa pelo Google, acessar a parte de avaliação e copiar o link, não funciona.
    Só consegui fazendo o procedimento explicado aqui no site e então eu acessei através do link criado, fui em avaliar a empresa e copiei a url.

    1. Olá Nah, tudo bem? Assim que li seu comentário fui testar no meu celular pelo navegador Safari, mas não deu certo. Depois tentei pelo navegador Google Chrome e funcionou! Agradeço demais sua participação, vou atualizar agora o guia e adicionar sua ideia. Muito obrigado!

    2. Eu tentei o link que dá certo no mobile pelo computador, mas ele não funciona. A solução então seria disponibilizar 2 links diferentes, um para o usuário no computador e o outro para o mobile. Por gentileza, você pode fazer também esse teste?

      1. Olá Andre,
        Fantástico seu Post.
        Não entendi como fazer o segundo link para funcionar no Mobile.
        Poderia me ajudar?

        1. Bom dia Vilmar, tudo bem? No momento, um link de avaliação funciona no mobile – mas não funciona para o computador (e vice-versa). Provavelmente, o Google vai otimizar essa parte fornecendo um link de fácil acesso para todos os dispositivos e depois eu atualizarei este guia com a solução. O jeito para hoje seria de criar dois links: um seguindo este guia para o computador e para o celular você deve acessar pelo navegador Chrome do seu celular, copiar o link e criar um novo direcionamento para mobile. Espero ter ajudado. Tenha uma ótima semana!

  9. Boa tarde. Sou de uma cidade do interior e estes dias abriu um supermercado aqui. Estive lá e fiz uma compra e quando cheguei em casa. Apareceu um aviso no Google Maps pedindo para classificar o supermercado. Você sabe como isso foi feito?

    1. Boa tarde Agnaldo, tudo bem? Eu acredito que você estava com o seu celular e a função de geolocalização ativada, certo? Você tem também o app do Google Maps? Pode ser uma novidade da Google para pegar avaliações sinceras de clientes que acabaram de frequentar o estabelecimento. Mas, deve ter uma opção dentro do app para desativar essas notificações ou solicitações de avaliações.

  10. André. Como eu faço para pegar o link de avaliações do Google (tenho cadastro no Meus Negócios)? Preciso colocar em um APP que pede o link do “place”.

    Obrigado.

  11. Achei ótima essa dica do plugin redirection e o vídeo foi bem explicativo. Estou notando que sempre que saio de um local, o Google sugere que eu avalie o lugar através do smartphone (deixo sempre a localização ativa). Você sabe se isso acontece automaticamente para todos os negócios no Google ou existe alguma ferramenta para ativar esta opção? No meu smartphone aparece como uma notificação e acho muito prático pra quem esquece de avaliar.

    1. Bom dia Ana Luiza, tudo bem? Realmente, essa funcionalidade é ótima para conseguir diversos feedbacks de clientes. Eu tenho iOS, app do Google Maps e Google Meu Negócio com notificações ativadas – mas nunca fui solicitado a avaliar um estabelecimento após sair do local. Já deixei anotado aqui para estudar certinho essa funcionalidade e te respondo assim que souber como funciona. Valeu!

      1. Olá Ana! O Google Maps tem essa função sim – mas está disponível apenas para celulares Android (no momento não tem para iOS, por isso não recebi ainda). Pelo que entendi essa função é feita de forma automática. Tem pouca informação a respeito disso no fórum do Google (https://www.pt.advertisercommunity.com/t5/Melhorar-Presenca-Online/Alerta-para-avaliacao-Google-Business/td-p/246976), encontrei mais informações neste link: https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2018/01/como-desativar-as-perguntas-sobre-locais-no-google-maps.ghtml

    1. Olá Cássio, tudo bem? Já conversamos via WhatsApp né? Acredito que o Google desativou essa opção para que as empresas não induzam a nota 5 estrelas para os usuários. Mas, pode ser que essa funcionalidade retorne (até de forma mais nativa) no futuro. Valeu!

  12. Olá, tenho uma dúvida sobre as avaliações que o Google Maps costuma mandar após a gente visitar algum estabelecimento:

    1. Nós passamos por vários locais ao longo do dia, isso tudo fica no Registro de Atividades do Maps.

    2. Minutos depois, o Maps costuma mandar um push pedindo pra que a gente avalie um determinado local. Mas como eles sabem que nós visitamos o local, e não apenas passamos por ele?

    3. Existe alguma regra com um mínimo de tempo, por exemplo? Tipo: se ficar 5 min no local, já é considerado visita e o Maps já pode enviar um push.

    Obrigado.

    1. Boa tarde Fábio, tudo bem? O Google Maps costuma solicitar avaliações para os clientes que frequentaram algum lugar recentemente. Antes, essas notificações eram enviadas apenas para celulares com android, mas faz pouco tempo que funcionam no iOS também. Não sei ao certo quais são os requisitos para envio das notificações… algumas vezes recebo pedidos de avaliação para lugares que nunca fui, ou seja, não fiquei nem 5 minutos e nem sei onde fica. Acredito que o Google Maps esteja em constante aperfeiçoamento para melhorar a experiência do usuário. Caso não queira mais receber notificações você pode cancelar elas dentro das configurações do seu celular. Quanto à primeira pergunta, o Google está sempre monitorando os dados de seus usuários (por isso que muita gente utiliza o Firefox), mas acredito que se essas informações forem usadas de forma responsável, podem sim vir a melhorar a experiência de seus usuários como um todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter

Política de divulgação: por favor, note que os links acima são afiliados – sem nenhum custo adicional para você – eu ganho uma comissão caso decida comprar após clicar no link. Por gentileza, entenda que eu tenho experiência com todas as empresas e produtos citados e eu recomendo por serem bons e úteis, e não por causa da pequena comissão que faço caso decida comprar por um dos links. Por favor, não invista nesses produtos a não ser que possa precisar deles ou que eles possam ajudar você a atingir seus objetivos.