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Analisar os acessos no painel do Google Analytics

Analisar os acessos no painel do Google Analytics

Analisar os acessos no painel do Google Analytics
Por gentileza, avalie 🙂

À medida que você for divulgando o seu site para seus clientes e for criando novas postagens em seu blog para aparecer organicamente nas páginas de pesquisa do Google – os números de acessos ao seu site vão aumentar.

É importante analisar os acessos no painel do Google Analytics para ter um norte e saber se suas ações estão impactando o número de acessos ao seu site – e analisar qual é o comportamento do usuário que navega pelo site.

Lembre-se: o número de acessos, tempo de carregamento e tempo na página são apenas alguns dos mais de 200 fatores para o Google ranquear a sua página em primeiro lugar ao invés do seu concorrente.

Portanto, vamos analisar os 9 dados fornecidos pelo painel do Google Analytics de seu site WordPress e transformar em informações para melhor gestão do marketing digital de sua empresa.

Quais são os 9 dados de acesso do Google Analytics

Sessão

Uma sessão corresponde a um período de tempo que um usuário passou em seu site. Uma sessão é finalizada quando o mesmo usuário passou 30 minutos sem acessar novamente o seu site.

Ex: José acessou o site das 10:30 às 10:45. Se ele voltasse ao site até às 10:59 estaria na mesma sessão ainda e contaria normalmente os minutos a partir desse horário.  Caso ele tenha entrado às 10:30 e voltado só às 11:01 já teria iniciada a segunda sessão.

Usuários

O número de usuários corresponde ao número de dispositivos utilizados para acessar o seu site. Acessos do mesmo dispositivo não são contados como novos usuários.

Ex: Caso José acesse o site via computador e celular, então o contador de usuários do site será 2.

Visualizações de Página

O número de visualizações de página é o número de páginas do site visualizadas pelos usuários.

Ex: José acessou a página principal do site, clicou na página de serviços e depois na página de contato. Portanto, o contador de visualizações será 3.

Taxa de Rejeição

A taxa de rejeição indica a porcentagem de usuários que entraram no site e saíram sem realizar nenhuma interação, como clicar um botão ou navegar nas páginas do site.

Caso a sua taxa de rejeição seja alta, não se preocupe. O Google pode considerar normal valores altos de 90% já que muitos usuários acessam o site apenas para obter uma informação de contato, como endereço, telefone ou email e já saem do site sem realizar nenhuma interação.

Pesquisa orgânica

O campo de pesquisa orgânica informa o número de acessos provenientes das pesquisas orgânicas do Google.

Ex: José conheceu o site da pizzaria local pesquisando no Google por “Melhor pizza da cidade”. Esse acesso conta como pesquisa orgânica no painel do Google Analytics.

Página/Sessão

O indicador Página/Sessão mostra em média quantas páginas são acessadas pelos usuários antes de finalizar a sessão. Lembrando que uma sessão é o período de tempo de navegação antes de sair por mais de 30 minutos do site.

Tempo na página

O indicador tempo na página mostra o tempo médio de navegação dos usuários em uma página do site.

Ex: José acessou por 30 segundos a página inicial e ficou 1 minuto preenchendo o formulário na página de contato. O tempo na página dele é de 45 segundos. (30 segundos + 1 minuto dividido por 2).

Tempo de carregamento

O tempo de carregamento calcula quanto demora para a página carregar e o usuário poder interagir com o site. É importante que esse indicador esteja abaixo dos 3 segundos, porque muitos usuários deixam o site prematuramente devido a lentidão para carregar.

Busque hospedar o site em servidores especializados em WordPress e evite hospedagens compartilhadas. A hospedagem escolhida é um dos fatores decisivos para ter um site rápido.

Duração da sessão

A métrica duração da sessão analisa qual é o tempo médio de duração da sessão de um usuário do site. Lembrando que uma sessão acaba 30 minutos depois que o usuário para de navegar no site.

Analise as métricas em determinados períodos de tempo

Todos os indicadores precisam de uma linha do tempo para serem interpretados. Por isso, você pode selecionar na parte de cima do gráfico o período de tempo que você quer analisar.

Por exemplo, em tempo real, nos últimos 7 dias ou durante um ano.

Você também pode filtrar os dados por Usuários, Localização, Páginas acessadas, entre outros.

Conclusão

Acompanhe a mudança do gráfico de seu Painel do Google Analytics e tome atitudes mais focadas. Aumente o número de postagens no seu blog por mês ou melhore o SEO das suas páginas.

O que você achou deste tutorial sobre como analisar os acessos no painel do Google Analytics?

Entre em contato sempre que tiver alguma dúvida.

Obrigado!

Andre Esteves Perrone

Web designer que adora estudar sobre novas tendências da criação de sites e trazer resultados positivos para seus clientes. Você pode encontrar ele tocando sax na igreja local, assistindo séries no Netflix ou escrevendo no blog da Artneo.

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